Política Externa

Textos de José Goldemberg

José Goldemberg é físico, professor emérito do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciência. Foi secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo, secretário de Ciência e Tecnologia do governo federal e ministro da Educação. Foi selecionado pela Time Magazine como um dos 13 “Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007”.

  • Energia nuclear no Brasil e no Irã por Os esforços para evitar o uso e a proliferação das armas nucleares começaram muito antes da primeira bomba atômica ter sido lançada sobre o Japão, em 1945.
  • BRICS e as mudanças climáticas por e Os autores avaliam a trajetória de emissões dos BRICS desde 1990, no seu conjunto e para cada país individualmente e comparam o Fórum dos BRICS com os outros quatro grandes blocos objetivos no ciclo global do carbono
  • O TNP e o Protocolo Adicional por O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) foi o resultado de uma barganha diplomática, que ocorreu há mais de 40 anos, pela qual os países que não tinham armas nucleares, em 1967, renunciaram à sua posse.
  • Copenhague: Um “post mortem” por É atribuída a Stalin a observação de que “guerras são vencidas nos campos de batalhas e não nas conferências de paz”. Há inúmeros exemplos da validade desta visão da história e a Conferência das Partes (COP) da Convenção do Clima – que se reuniu em Copenhague, em dezembro de 2009 para adotar novos instrumentos de implementação desta Convenção – é um deles, a nosso ver.
  • Um mundo ou nenhum* por
Voltar Topo
Mais Política Externa
Assine a Newsletter

Receba semanalmente os últimos acontecimentos da Política Externa em sua caixa postal. Cadastre-se gratuitamente.