Política Externa

Relações Internacionais

Desde a sua fundação, em 1934, a Universidade de São Paulo vem intensificando a sua atuação na área de relações internacionais, com o intercâmbio de docentes e pesquisadores e a criação de comisses, órgãos e cursos destinados a promover a dinamização a a expansão dessa área. Em 1982 foi criada a Comissão de Cooperação Internacional com o objetivo formular a política de atuação internacional e de promover a dinamização e expansão da atuação internacional da Universidade.

Em 1988 foi instalado o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM). Trata-se de programa interunidades, criado com o objetivo de formar especialistas na temática latino-americana contemporânea e construir um processo multidisciplinar para apreender e compreender a realidade sulamericana em seus diferentes aspectos e campos de ação. Em 1989 foi criado o NUPRI – Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais –, com o objetivo principal de oferecer cursos e seminários dirigidos a especialistas, estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.

Nesse mesmo ano foi instituída, no Instituto de Estudos Avançados da USP, a Área de Relações Internacionais; em 1988 foi criado o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, dentro das atividades da área. A partir de abril de 2001 o GACINT passou a ser vinculado à Comissão de Cooperação Internacional da USP, sob a orientação de um Conselho Acadêmico. O GACINT conduz pesquisas e seminários, entre outros, sobre os seguintes temas: inserção estratégica do Brasil no contexto internacional; política externa brasileira; papel das organizações internacionais e dos blocos regionais; fluxos de investimentos; comercialização e tecnologia; globalização e suas consequências sociais, econômicas e políticas. Tem por objetivo produzir análises sobre os cenários político, econômico e social das várias regiões do globo. Possui as seguintes áreas temáticas: Ásia; América Latina; EUA; Europa; Ex-Países Socialistas; Oriente Médio; Comércio Internacional e Segurança Internacional. As reuniões de conjuntura internacional do GACINT são realizadas quinzenalmente com a presença de seus membros e de seus convidados especiais (especialistas, embaixadores e acadêmicos). Os temas mais relevantes desses debates são editados no boletim “Panorama da Conjuntura Internacional”.

Em 2002 teve início a primeira turma do curso de bacharelado em Relações Internacionais da USP, criado no ano anterior. Trata-se de curso interunidades, diretamente subordinado à Pró-Reitoria de Graduação, com a participação da Faculdade de Direito, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, onde está sediado.

GACINT – USP: acesso aos textos do panorama:
http//www.usp.br/ccint/gacint
End. para Correspondência:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEA-5 sala 01 – CEP 05508-010 Cidade Universitária – São Paulo – SP – Tel: 3091-5942 / Fax: 3091-6029
e-mail: relinter@usp.br

Voltar Topo
Mais Política Externa
Assine a Newsletter

Receba semanalmente os últimos acontecimentos da Política Externa em sua caixa postal. Cadastre-se gratuitamente.